Aplicação da Geometria Espacial
segunda-feira, maio 2nd, 2011Aplicação da Geometria Espacial em Ambientes Diversos: Geometria espacial numa perspectiva contextualizada
Viviane Aparecida Verona
Maria Regina Macieira Lopes
A Geometria é a ciência que tem como objetivo analisar, organizar e sistematizar o conhecimento espacial (SEED, 2007). Sua importância é inquestionável na organização do pensamento lógico. “A geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida”. ( Jacques Bernoulli)
De um modo geral o estudo da Geometria, enfatiza a compreensão da relação com o espaço e as atividades geométricas percebidas favorecem:
a) o desenvolvimento da noção de espaço: percepção espacial diz respeito à habilidade de orientar-se no espaço, coordenar diferentes ângulos de observação e de objetos no espaço. Essas habilidades contribuem para o melhor desempenho do indivíduo em suas ocupações cotidianas.
b) o desenvolvimento da habilidade de observação do espaço tridimensional e da elaboração de meios de se comunicar a respeito desse espaço: isso é importante num mundo onde as fontes de informação utilizam predominantemente a imagem (cinema, televisão, cartazes, etc).
c) o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação ao estudo da Matemática: a escrita dos números envolve a noção de posição. Para efetuar medições, devemos comparar figuras. Assim, dificuldades de percepção espacial poderão tornar os alunos tensos diante de suas tarefas. Atividades de Geometria poderão prevenir essas dificuldades. Atividades com material manipulativo estimulam a participação e ajudam o desenvolvimento de atitudes positivas em
relação à Geometria e por extensão à Matemática.
d) a integração com outras áreas: informações relativas a várias áreas do conhecimento são dadas por medidas que utilizam gráficos, tabelas, desenho em escala, mapas. O estudo da órbita dos planetas, cortes em caules, disposição de flores e folhas nas plantas, decodificar formas da natureza, projetar sólidos de revolução de menor área e maior volume, proporcionam momentos de integração da Geometria com as outras áreas. O estudo da Geometria enriquece o
referencial e observação com o qual apreciamos e analisamos um quadro, azulejos, tapeçarias e edifícios (BRITO &FILHO, 2006).
Apesar de ser uma matéria de caráter abstrato, os conceitos e resultados da geometria tem origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e em inúmeros aspectos práticos da vida diária: na indústria tecnológica, no comércio, na saúde, na agricultura entre outras áreas. Um trabalho relacionado ao cotidiano do aluno e aplicado a estudantes do ensino médio foi realizado por Fillos (FILLOS, 2000). Utilizando embalagens de produtos comerciais em atividades práticas, como planificações, classificação e estudo das formas, foi concluído que houve uma melhoria do desempenho dos alunos pois se sentiam estimulados a aprender Matemática. É necessário, portanto, trazer para a sala de aula situações problemas que justifique o uso da Geometria e da Matemática no cotidiano. Cita-se aqui alguns exemplos de aplicações práticas da Geometria Espacial que podem ser utilizado dentro de uma perspectiva de contextualização do conteúdo: Geometria Espacial Aplicada a Tecnologia Industrial,Geometria Espacial Aplicada ao Comercio,Geometria Espacial Aplicada a Saúde,Geometria Espacial Aplicada a Agricultura [veja texto completo “Aplicação da Geometria Espacial em Ambientes Diversos”]. Trabalhar a Geometria com os problemas relacionados a estes tipos de atividades, entre outras, permitem ao docente uma concepção social que o mesmo poderá contextualizar no universo da sala de aula. Partindo desse princípio, o aluno cria uma abstração de um mundo que faz parte de sua realidade.
Bibliografia: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2455-8.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário